4, outubro, 2012

Novos rumos para os vinhos regionais

 

Foi dado mais um passo para a construção de estratégias conjuntas ao desenvolvimento da vitivinicultura do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Bolívia, países integrantes do Mercosul. Em reunião na última sexta-feira (28), em Bento Gonçalves, representantes dos quatro países avançaram na implantação do Plano Estratégico Vitivinícola Regional (Pevir). Na ocasião, a coordenadora de agronegócio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Rita Milagres Teixeira, fez a entrega oficial da Carta Compromisso do Governo Federal declarando apoio ao Pevir. A partir de agora, a estratégia é apresentar o projeto de elaboração do Pevir ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através da metodologia específica, denominada Bens Públicos Regionais.
 
O encontro também aprovou a Carta de Princípios, que estabelece as linhas norteadoras à geração de políticas públicas para o fortalecimento da vitivinicultura da região. A reunião também serviu para os países apresentarem as suas experiências de promoção das exportações em terceiros mercados. Andreia Gentilini Milan, gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), falou sobre a escolha de oito países alvo para promoção do vinho fino engarrafado brasileiro, detalhando as atividades desenvolvidas nos últimos anos, bem como os resultados obtidos. 
 
O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Alceu Dalle Molle, diz que, paralelamente à apresentação do Pevir ao BID, será elaborado um plano de ação e realização de um plano piloto para promoção conjunta dos vinhos de Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia em um mercado prioritário dos quatro países. “Estamos finalmente pensando e trabalhando juntos”, comemora Dalle Molle. A Coviar (Corporación Vitivinícola Argentina) é a executora do Pevir, que tem o Brasil na presidência do Conselho Diretor.