12, fevereiro, 2021

Os melhores restaurantes de Fortaleza

Grelhados do Chef
No Camarada Camarão, Grelhados do Chef chegam a servir cinco pessoas (Divulgação)

Como em Fortaleza, o que não faltam são bons restaurantes e points gastronômicos, resolvemos fazer uma lista com oito dos melhores restaurantes de Fortaleza. Tem frutos do mar, hambúrguer, massas e comida vegana… Decididamente, não faltam opções. Os critérios utilizados foram sabordiversidade dos pratos, identidade criativa da casa atendimento. Bom apetite!

Camarada Camarão

No quesito prato principal, o Camarada traz a tradicional moqueca em várias versões. Assim, a Dona Flor, por exemplo, traz cubos de sirigado com banana da terra, pimenta dedo de moça, tomate, cebola, alho, pimentão, leite de coco e um leve toque de dendê. Acompanham arroz, pirão e farofa. Além disso, gratinados também são bastante pedidos. O Maria Bonita vem com camarões refogados com carne de sol, cebola-roxa, pimenta-biquinho, nata fresca do sertão, gratinado com queijo coalho sobre arroz de jerimum. Desse modo, a delícia é finalizada com batata palha caseira.

Moqueca de Camarão
Moqueca de Camarão é outra das delícias do cardápio (Divulgação)

Outro campeão de vendas da rede é o Sirigado Capitão Flávio, com os filés do pescado grelhados e regados com azeite aromatizado, lâminas de alho crocante, azeitona preta, tomate-cereja e rúcula. Dessa forma, vem acompanhado de um suculento arroz de camarões com tomate fresco, cebola, pimentão, leite de coco, queijo coalho, cebolinha, salpicado com castanha de caju.

Porções fartas são características do Camarada Camarão. Conforme esta filosofia da casa, os Grelhados do Chef chegam a servir cinco pessoas. Vêm com caudas de lagostacamarõespeixemexilhõeslulaabacaxi e tomates grelhados com azeite e alho e servidos com azeite aromatizado. Além disso, acompanham risoto de limão-siciliano e alho-poró.

Em Fortaleza, o Camarada Camarão encontra-se no Shopping RioMar Fortaleza.

Carbonara
Carbonara do Depot Medieval (Divulgação)

Depot Medieval (antigo Robbit)

Restaurante localizado na zona Sul de Fortaleza, o Depot Medieval trouxe novidades e uma cozinha italiana saborosa à região, especializada em massas e pizzas. O espaço é ambientado com temática de fantasia medieval, inclusos os ovos de dragão da Série Game of Thrones e espadas que decoram o salão, além do próprio nome da casa, que presta homenagem ao livro do autor J. R. R. Tolkien.

A Trilogia Robbit é uma boa dica de entrada compartilhada, trazendo um mix de frutos do mar com camarão, lula e mexilhão salteados no alho e azeite e finalizado com mix ervas frescas. No cardápio, são mais de 20 opções de pizzas salgadas e doces. Uma indicação é a pizza rústica de salmão flambado com couve crock e cream cheese. As pizzas da casa são servidas sobre massa napolitana, fininha e crocante. No quesito massas, os amantes de camarão vão adorar experimentar o fettucine Alfredo com camarões, prato de apresentação bonita e simples e muito saboroso. Pra fechar, como sobremesa, uma pizza doce de chocolate com Oreo é uma boa pedida.

Rua Walter de Castro, 374
Telefone: (85) 3036.5070

Paulistão Classic Dog
Paulistão Classic Dog é um dos pratos já consolidados no espaço (Divulgação)

Dog Zone

A marca trabalha com ingredientes especiais, com sabor diferenciadopães artesanais (parmesão e australiano) e linguiça defumada dão um toque especial a todos os cachorros quentes. Comensais que preferirem podem optar por substituir a linguiça por salsicha, sem nenhum custo extra. Com o tempo, passaram a fazer parte das opções disponíveis também os hambúrgueres, em três versões, todas servidas num terceiro tipo de pão, o brioche

Entre os carros-chefes dos hot dogs está o Paulistão Classic Dog: servida no pão artesanal de parmesão, a linguiça defumada vem acompanhada de maionese da casamolho bolonhesapurê de dois queijos e queijo maçaricado. Outra delícia é o Australiano Barbecue Dog, trazendo linguiça defumada no pão artesanal australiano com maionese da casa, creme de cheddar e molho barbecue. Degustamos esta opção e podemos dizer que o ponto agridoce do barbecue, além de bastante acertado, é um espetáculo ao paladar. Mais uma escolha de muita saída é o Cheddar e Pepperoni Dog, que traz linguiça defumada no pão de parmesão com maionese da casa, creme de cheddarpepperoni e cebola caramelizada.

R. Carolina Sucupira, 939, loja 1, próximo ao colégio Santa Cecília
Telefone: (85) 3213.3530 | 99987.6037
WhatsApp: (85) 99195.9497
Link para pedidos
iFood
Conta com delivery e take away

Rede do pescador
Na foto, a Rede do Pescador do Coco Bambu, que traz lagosta, camarão, mexilhões, peixe e lula grelhados acompanhada de arroz de açafrão (Divulgação)

Coco Bambu

O destaque vai para a Lagosta Coco Bambu: são duas lagostas inteiras grelhadas, acompanhadas de risoto de limão siciliano, batatinhas ao forno e molho de manteiga especial. A lagosta é encontrada durante todo o ano na rede Coco Bambu, já que a casa faz a devida estocagem em grande quantidade para o período de defeso.

Os camarões com crostas de pão de alho acompanhados com risoto de limão siciliano também fazem sucesso entre os clientes. Peixe à dorê, lula à dorê,peixe Jeri e arroz de mariscos também estão no cardápio. Para beber, a sugestão é a caipirinha de morango. Na sobremesa, vale experimentar a torta de banana e a torta de maçã com canela e sorvete de creme.

O cliente deve ficar atento ao que pedir… Embora alguns pratos tenham preço mais elevado, como os pratos à base de lagosta, há pratos promocionais com camarão de ótimo custo benefício. A meia porção (duas pessoas) de uma série de pratos inspirada nas praias de Pernambuco, por exemplo (os camarões Praia de Boa Viagem, Praia de Tamandaré, Praia de Itamaracá e Praia de Olinda), sai por R$59,90 cada, no almoço de segunda a sexta e no jantar de domingo. Outra dica é investir nos crepes da casa, extremamente saborosos e não tão caros.

Avenida Beira-Mar, 3698, Meireles
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3198.6000

Rua República da Armênia, 1150, Água Fria
Funciona das 11h30 às 15h e das 17h à meia-noite. Quinta até 1h, sexta e sábado sem intervalo até 2h, domingo sem intervalo.
Telefone: (85) 3023.7777

Feijoada do Mandir
Feijoada vegana do Mandir (Divulgação)

Mandir

Os vegetarianos e veganos têm que tirar um dia para experimentar a deliciosa feijoada vegetariana do Mandir, um sucesso e excelente opção para quem cortou as carnes da dieta. Pra quem não conhece a casa, ela é um restaurante ovolactovegetariano e veganoreceitas coloridas, feitas com saladas, legumes e grãos variados, todos misturados em belos e saudáveis pratos, são o foco deles.

A casa costuma servir dois pratos diariamente. Um dos destaques é o bolinho de moqueca de caju, feito com massa cremosa de carne de caju desfiado, temperos frescos e naturais. O prato vai empanado na farofa de dendê e é frito em óleo de girassol. Outra dica é o strogonoff Hanumam: grão de bico com caldo encorpado e cremoso, temperos frescos, e cogumelos funghi e champignon. Alguns pratos trazem ainda segredos de receitas indianas.

Rua Padre Francisco Pinto, 257.
Funciona de segunda a sábado, das 11h às 14h30.
Telefone: (85) 3023.3563

La Pasta Gialla
Pappardele com iscas de filet mignon ao molho de queijo emmenthal: delícia do La Pasta Gialla (Divulgação)

La Pasta Gialla

A rede de restaurantes La Pasta Gialla surgiu da ideia do chef Sergio Arno de criar um espaço que oferecesse uma produção gastronômica com o verdadeiro toque italiano, mais exatamente da região de Toscana. A casa aposta em massas artesanais, que hoje são seu diferencial. Risotoscarnesavespeixes e massas estão entre as opções de pratos.

No menu, boas escolhas são o spaghetti à moda caprese, com tomate fresco, mozzarella de búfala, alho e manjericão; o penne ao molho de gorgonzola com iscas de filet mignon também não deixa a desejar. Pra fechar, o spaghetti ao molho pomodoro é uma das melhores pedidas.

Av. Dom Luis (Shopping Pátio Dom Luis, loja 125), 1200
Telefone: (85) 3267.3070
Também disponível no Shopping Iguatemi.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php