Receitas

17 de fevereiro de 2016

Doces clássicos e suas receitas

Trufas de chocolate - um fino manjar dos doces! (Cybercook)
Trufas de chocolate – um fino manjar dos doces! (Cybercook)

Doces são convidados onipresentes em quaisquer festas de criança. Brigadeiro, beijinho, casadinho, todas essas delícias rendem excelentes confraternizações para os pequenos, mas são apreciadas por todas as idades. E não precisa esperar por uma festa ou aniversário para se deliciar com esses doces clássicos como brigadeiro. Com um sabor maravilhoso, os docinhos rendem ótimas sobremesas a qualquer hora – afinal, quem resiste a um bom doce?

Pensando nos apaixonados por doces, o Portal Sabores reuniu para você receitas e dicas sobre o preparo dos doces. Se você vai preparar uma festinha ou simplesmente quer se deliciar, acompanhe as receitas a seguir. A nossa sugestão principal é sempre o eterno e amado brigadeiro, um doce apaixonante da cultura brasileira e relativamente desconhecido por estrangeiros.

Brigadeiro

Típico da culinária brasileira e muito apreciado: porque ninguém resiste a um bom chocolate!

Brigadeiros são a paixão dos brasileiros (José Antônio / M de Mulher)
Brigadeiros são a paixão dos brasileiros (José Antônio / M de Mulher)

Ingredientes

6 colheres (sopa) de chocolate em pó peneirado
4 colheres (sopa) de manteiga
2 latas de leite condensado
1 xícara de chocolate granulado

Acessório
Forminhas de papel

Modo de preparo

Numa panela média, misture todos os ingredientes, exceto o chocolate granulado. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que, ao inclinar a panela, se solte do fundo. Espalhe a mistura numa travessa untada com manteiga e deixe esfriar. Faça bolinhas e passe no chocolate granulado. Coloque os docinhos nas formas de papel.

Beijinhos, com coco e cravo-da-índia (Mauro Holanda / M de Mulher)
Beijinhos, com coco e cravo-da-índia (Mauro Holanda / M de Mulher)

Beijinho

Gostinho de coco e cravo-da-índia, beijinho é outra opção doce imbatível.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite condensado
3/4 de xícara (chá) de coco fresco ralado
4 gemas passadas pela peneira
1 xícara (chá) de coco seco ralado
Cravos-da-índia

Modo de preparo

Coloque os três primeiros ingredientes numa panela. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau, até engrossar e aparecer o fundo da panela.

Retire da panela e deixe esfriar. Unte as mãos com manteiga e faça bolinhas com uma colher (chá) da mistura e, depois, passe-as no coco seco.
Enfeite cada beijinho com um cravo.

Olho de Sogra (Tudo Gostoso)
Olho de Sogra (Tudo Gostoso)

Olho de sogra

Outra delícia do mundo dos doces: olho de sogra!

Ingredientes

200g de coco ralado
1 gema
1 colher sobremesa de essencia de baunilha
1 colher sopa de margarina sem sal
1 lata de leite condensado
300g de ameixas pretas sem caroço
Açúcar cristal a gosto

Modo de preparo

Misture o coco ralado, a gema, a essência de baunilha, a margarina, e o leite de condensado. Leve ao fogo e continue mexendo até desgrudar da panela.

Desligue o fogo. Deixe descansar por 30 minutos. Faça docinhos no formato de croquetes e cubra com os pedaços de ameixa. Passe no açúcar cristal e disponha em forminhas de papel.

Trufas de chocolate - um fino manjar dos doces! (Cybercook)
Trufas de chocolate – um fino manjar dos doces! (Cybercook)

Trufa de chocolate

E, pra finalizar, as deliciosas trufas de chocolate, uma iguaria no mundo dos doces, com aquela calda deliciosa e cremosa por dentro.

Ingredientes

500 gr de chocolate ao leite
1 lata(s) de creme de leite sem soro
1 colher(es) (sopa) de glucose de milho
3 colher(es) (sopa) de margarina
1 colher(es) (sopa) de essência de amêndoas
Cobertura
500 gr de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Leve ao fogo numa panela grande o creme de leite sem soro a glucose de milho e a margarina. Fique mexendo essa mistura, porque quando ela começar a fazer algumas bolinhas sem ferver, apague o fogo, jogue o chocolate picado e a essência. Misture bem até derreter o chocolate e a mistura ficar homogênea. Leve à geladeira até o outro dia.

Cobertura

Corte o chocolate em pedaços pequenos e derreta em banho-maria. Muito cuidado com essa fase pois não pode ser respingado nem uma gota de água ou vapor dentro desse chocolate porque senão ele sai do ponto.

O recipiente que vai ser colocado o chocolate para derreter deve estar totalmente seco.
Coloque metade do chocolate nesse recipiente e quando a água do banho-maria estiver fervendo, desligue o fogo e coloque o recipiente lá por alguns minutos, até você perceber que o chocolate já está quase derretido.

Tire o recipiente do banho-maria com cuidado, seque-o por fora, e jogue o restante do chocolate dentro para que possa acabar de derreter e chegar ao ponto. Para isso você deve pegar 1 colher seca e misturar bem esse chocolate até que ele fique homogêneo e na temperatura certa para passar nas trufas. Para isso, coloque um pingo de chocolate no lábio inferior: se o chocolate estiver mais frio que o seu lábio, pode passar as trufas no chocolate senão continue misturando até resfriá-lo no ponto.

Faça algumas bolinhas do tamanho desejado, e se o lugar que mora for muito quente guarde, quantas vezes precisar, o recipiente dentro da geladeira ou freezer para conseguir manusear as trufas. Elas são muito sensíveis ao calor.

Agora é só passar as trufas no chocolate derretido e, de preferência, não as deixe entrar em contato direto com todo o chocolate do recipiente. Para isso, pegue duas colheres de sopa secas e banhe a trufa dentro da colher, e depois passe-a para um garfo para tirar o excesso de chocolate.

Forre um recipiente grande com papel manteiga, e coloque as trufas lá.
Se o local que você mora for muito quente, coloque as trufas, depois de prontas, por uns 3 minutos na geladeira, senão deixe em algum local fresco para que o chocolate volte a endurecer. Depois disso é só peneirar um pouco de chocolate em pó em cima das trufas.