Nutricionista dá dicas e orientações sobre o uso dos suplementos alimentares. Confira!
A suplementação, ou os suplementos alimentares, são termos comuns aos ouvidos dos adeptos da musculação ou das atividades físicas em geral. A fim de resultados mais rápidos, os esportistas se valem de muitos tipos de produtos preparados com a finalidade de intensificar a dieta e consequentemente a aquisição de resultados em ganho muscular. No entanto, os suplementos não podem ser encarados como uma “fórmula mágica”, e devem ser usados com a orientação adequada. Caso contrário, o risco é de serem ineficientes ou até mesmo de fazerem mal à saúde.
Sobre esse assunto, o Mundo Light conversou com a nutricionista Samira Pinheiro, da Academia Studio Master. A especialista faz ressalvas ao uso destes produtos sem um acompanhamento: “Atualmente o uso de suplementos é muito difundido, porém uma suplementação sem a orientação correta não surte os efeitos desejados. O suplemento é algo que deve ser somado a uma correta e equilibrada alimentação. Apenas tomar o produto seguindo as orientações do rótulo e informações obtidas na internet é muito pouco para um uso adequado. As pessoas gastam mais que o necessário utilizando substâncias que não se adequam ao seus casos. Tomar vários suplementos pode ocasionar problemas de saúde”, alerta.
Já sobre os termogênicos, uma categoria de produto auxiliar às atividades físicas bastante procurada entre os que querem rápida perda de peso, Samira faz algumas advertências: “Os termogênicos não devem ser utilizados por indivíduos com ansiedade ou que façam algum tipo de tratamento para depressão, síndrome do pânico, hipertensão e outras doenças afins. Pessoas sensíveis à cafeína, item presente na maioria dos termogênicos, devem ter atenção, pois quantidades altas dessa substância podem ocasionar a morte súbita, sendo o risco aumentado em pessoas mais jovens”.
Uma importante dica é que os suplementos proteicos devem ter sua quantidade ingerida calculada de acordo com o peso corporal dos esportistas. Isso evita sobrecarregar sem necessidade o organismo. “Os suplementos proteicos devem ter a sua quantidade calculada de acordo com o peso corporal, evitando, dessa forma, excesso desnecessário, pois o leigo muitas vezes acha que quanto mais melhor. Esse raciocínio não funciona quando se trata de suplementos. O excesso de consumo apenas sobrecarrega o organismo, podendo ocasionar aumento de percentual de gordura corporal, alterações nos exames bioquímicos e grande exigência do sistema renal” comenta Samira. Para fechar a conversa, ela nos lembra: “É importante procurar um nutricionista para a correta orientação. Utilizando-se de um planejamento alimentar com o uso eficiente dos suplementos, os objetivos serão alcançados”.
Serviço
Studio Master Fitness
Rua Professor Dias da Rocha, 1100 – Aldeota
Telefone: (85) 3263.8888
www.studiomasterfitness.com.br
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa