Aconteceu nesta terça-feira (06) o 1º Vinho Fest Fortaleza 2012, realizado pelo Empório Delitália. O espaço reuniu admiradores e especialistas para experimentar vinhos brancos, tintos e espumantes. O festival trouxe cerca de 120 rótulos de diferentes regiões do mundo para degustação, no intuito de oferecer opções variadas a quem costuma escolher sempre as mesmas marcas. Os ingressos para o evento custaram R$ 80 e tiveram metade do valor revertido em crédito para compras na adega do estabelecimento.
A apreciação começou pelo aroma, que tomou conta do espaço Escola do Vinho logo que as primeiras garrafas foram abertas. Entre análises olfativas e gustativas, as propriedades da bebida eram discutidas por enófilos, enólogos, sommeliers e apreciadores. Brasil, Argentina, Chile, Portugal, França, Itália, Estados Unidos, África do Sul, Uruguai, Espanha, Austrália e Nova Zelândia estavam entre as diversas regiões produtoras presentes na feira.
Entre as vinícolas brasileiras que se destacaram no evento estão Casa Valduga, Almaúnica e Lidio Carraro. O sabor da colheita selecionada das uvas maduras, o afinamento de oito meses em barricas francesas e o cuidado da vinificação em inox puderam ser degustados no rótulo Casa Valduga Identidade Arinarnoa 2008, um dos destaques na apresentação dos vinhos nacionais.
Segundo Marco Ferrari, coordenador do Vinho Fest Fortaleza, o critério de seleção dos rótulos participantes foi baseado nos preços intermediários e buscou contemplar o que mais se consome em Fortaleza, além de trazer novidades. “O consumo na cidade tem crescido e o evento quis oferecer ao participante a possibilidade de experimentar outros vinhos diferentes, de várias regiões que nem sempre são conhecidas”, explicou o sommelier.
George Albuquerque, proprietário do Empório Delitália, afirmou que o interesse do consumidor em degustar e apreciar a bebida está crescendo. “Esse interesse na degustação tem acontecido com a gastronomia em geral e o vinho é uma parte importante disso. Nossa cidade vive um momento excelente, com ótimos restaurantes, e o vinho precisa fazer parte desse cenário”, concluiu o empresário.
Italo Jevandson, gerente do restaurante Geppos, falou da experiência gastronômica que teve ao conhecer diversas vinícolas. “Para quem trabalha com gastronomia, é interessante adquirir esse conhecimento de vinhos. Estamos acostumados a essas degustações e as novidades acabam entrando no nosso cardápio. É uma ótima oportunidade de conhecer a variedade de rótulos e de conferir a qualidade dos produtos”, comentou o participante.