17, setembro, 2013

Becherovka: o licor oficial da República Tcheca

A bebida histórica tem cerca de 32 ervas e especiarias em sua composição 

untitledComo definir essa encantadora bebida? Poção do amor, bálsamo, elixir da vida, afrodisíaco, experiência misteriosa dos alquimistas? Muitos países e diferentes culturas têm diversa histórias os licores.

Na República Tcheca, berço da cerveja pilsen, foi inventado um licor inebriante e adorado por todos, o Becherovka. Criado por Jan Becher, na cidade de Karlovy Vary, em 1807, o licor é um exemplo perfeito de bebida exótica e com sabor singular. Além de ingredientes como alcaçuz e canela, o licor traz mais de 32 ervas em sua composição. A receita secreta jamais foi desvendada e reza a lenda que somente duas pessoas conhecem a tão famosa composição e seus ingredientes. A ‘poção’ guardada a sete chaves torna a bebida ainda mais intrigante.

A Becherovka é uma bebida cordial, que além de saborosa, tem propriedades digestivas, estimulantes e reconstituintes, como aperitivo. O segredo da qualidade deste licor está no equilíbrio de uma perfeita combinação da sua mistura, que resulta em um produto integrado e harmônico entre cor, aroma e sabor.

O licor é 100% natural, sem adição de conservantes e corantes e tem 38% de graduação alcóolica. Tomada como aperitivo antes das refeições, a bebida também é uma ótima pedida como digestivo após a comida. Muitos utilizam no preparo de coquetéis e até mesmo na caipirinha. Exemplo dessa afirmação é o Beton, um drink muito apreciado na República Tcheca, que é uma mistura de Becherovka, água tônica, limão e gelo e que pode ficar ainda mais fantástico acrescentando um pouco de gengibre. Refrescantemente alcoólica, é quase uma obrigação nos bons happenings da República Tcheca.