A planta traz excelentes benefícios à saúde, alguns os quais provavelmente você nem imaginava… Saiba mais
Quando falamos de chás, o hortelã é um dos preferidos, pois é saboroso e refrescante. Mas o que devemos ressaltar são todos os benefícios que esta erva é capaz de proporcionar para a saúde. O mentol, principal integrante do hortelã, é capaz de suprir diversas necessidades do organismo. O hortelã é de origem grega e tornou-se famoso no século XVIII principalmente por tratar das doenças estomacais.
Vamos conhecer os benefícios do hortelã? Confira:
Atua no sistema digestivo
Uma das principais funções do hortelã são as suas funções estomacais. Exagerou na macarronada ou na costela? Um chá de hortelã pode aliviar a má digestão como se ela nunca tivesse existido. O hortelã possui carminativo e antiespasmódico, ambas substâncias responsáveis por auxiliar no sistema digestivo, combatendo o acúmulo de gases estomacais, náuseas, cólicas e distensão abdominal.
O hortelã é capaz de relaxar os músculos estomacais. Ao sentir os sintomas de má digestão, mastigue algumas folhas de hortelã ou beba o chá. Outra dica interessante também está direcionada às gestantes, que costumam sentir azia. Vale a pena armazenar algumas folhas de hortelã numa jarra e refrigerar. Beba alguns goles durante o dia e note a sensação de bemestar estomacal.
Ótimo no combate à dor de cabeça
O hortelã, além de refrescante, possui alta capacidade calmante. Entre as suas funções, podemos também destacar o alívio das dores de cabeça. No caso da dor de cabeça o hortelã pode auxiliar de duas formas: através da inalação do aroma, ou esfregando o óleo de hortelã sobre as têmporas. Este método seria natural, e evita a ingestão de comprimidos e substâncias tóxicas.
Alivia resfriados e gripes
O mentol é responsável por diminuir o excesso de mucosidade, ajudando a amenizar a congestão do peito e a eliminar a mucosidade acumulada. Por este motivo, quando cheiramos o hortelã, logo sentimos um frescor nasal. O hortelã também é eficaz para evitar irritações na garganta: neste caso é indicado o chá. Para purificar e melhorar a respiração, experimente gotas de óleo de hortelã no umidificador.
Combate ao mau hálito
Não é a toa que a composição do hortelã está presente em diversos cremes dentais. Através de substâncias antibacterianas e antimicrobianas, mastigar folhas de hortelã combate ao mau hálito e previne a formação de micróbios responsáveis por causar mau odor e placa bacteriana.
Para ter hortelã em casa é fácil. A planta reproduz com facilidade, tornando-se possível tê-la em vasinho, até mesmo para quem mora em apartamento. Além de proporcionar diversos benefícios, o hortelã também pode aromatizar o ambiente.
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa