Receitas

26 de março de 2015

Bolo de churros

Outra tendência gastronômica da vez é o bolo de churros… Saiba mais sobre essa delícia que já virou moda em Fortaleza

Bolo de churros (Divulgação)
Bolo de churros (Divulgação)

Se os brasileiros já amam os churros, o cearense então, pode-se dizer, tem descoberto nos últimos anos uma “queda” cada vez mais crescente por esse doce. A fritura, de origem ibérica, veio conquistado o nosso mercado de pratos doces e sobremesas com diversos recheios e formatações. Do que virou uma “moda gastronômica”, veio o bolo de churros. Imponente e muito tentador, difícil é resistir a ele.

A inspiração da chef Cecília Victório, da rede Bolos da Cecília, rendeu uma receita especial para ensinar aqueles que quiserem repetir o doce em casa. Mas ela faz um alerta: “sirva o bolo na hora”, fresquinho. É que, com o passar do tempo, a massa tende a absorver a gordura do churros frito e tornar o conjunto muito pesado.

Bolo de churros

Ingredientes

Para a massa
12 ovos
300 ml de óleo
480 g de açúcar
240 ml de leite
600 g de farinha de trigo
45 g de canela em pó
45 g de fermento em pó
1 pitada de sal

Para o recheio
2.250g de doce de leite de boa qualidade

Para os churros
400 ml de água filtrada
50 g de margarina
20 g de açúcar
230 g de farinha de trigo
1 pitada de sal

Modo de preparo

Coloque as claras de ovo, já com uma pitada de sal, em uma tigela e leve à batedeira. Bata em neve até obter uma consistência firme. Se possível, ainda com a batedeira ligada, acrescente aos poucos o açúcar, até atingir uma consistência ainda mais firme. Adicione, então, as gemas, uma a uma, e bata em velocidade baixa. Isso garantirá a leveza da massa.

Acrescente o óleo, misturando lentamente. Em outra tigela, misture a farinha com a canela.Junte, então, a mistura à massa, alternando com o leite quente. É importante manter sempre a velocidade baixa. Por fim, coloque o fermento e misture bem, com o auxílio de uma colher. Reserve.

Pegue uma forma com fundo removível. Cubra o fundo com uma folha redonda de papel manteiga. Unte a lateral da forma com manteiga e adicione um pouco de farinha para não grudar. Despeje a massa na forma e leve-a ao forno pré-aquecido a 180º C, por uma hora e quinze minutos.

Com o bolo no forno, é hora de preparar os churros. Coloque em uma panela antiaderente a água, a margarina, o sal e o açúcar. Deixe ferver. Adicione, então, de uma só vez toda a farinha e mexa bem. Não deixe que a massa grude no fundo. Quando a massa atingir boa consistência, desligue o fogão e deixe que esfrie um pouco.

Coloque a massa morna dentro de um saco de confeiteiro (neste preparo, foi usado o bico 2F). Faça pequenas tiras e bolinhas de churros. Frite os churros em óleo bem quente e abundante. Cuidado para não deixá-los por muito tempo no óleo, pois podem ficar duros. Escorra-os sobre papel toalha, polvilhe um pouco de açúcar e canela. Reserve.

Com os churros já fritos, retire o bolo do forno, desenforme com cuidado e corte a parte de cima. Descarte a parte retirada, a “tampa” do bolo. Com o auxílio de um molde cerca de dois dedos menor do que o diâmetro do bolo, faça um corte no centro, sem chegar ao fundo da massa. Repita a operação com o auxílio de um disco menor. Com cuidado, retire e descarte a massa que estiver entre os dois cortes, criando um fosso. Despeje, então, uma calda simples de açúcar sobre o bolo para que não fique muito seco.

Aos poucos, preencha a parte vazia com o doce de leite. Com o auxílio do saco de confeiteiro, decore o centro do bolo com o doce de leite em espiral. Na parte mais externa do topo, faça pequenas gotas de doce de leite. Com toda a superfície do bolo preenchida, recubra as laterais com uma camada de doce de leite. Nela, ‘cole’ com cuidado os churros fritos. Faça isso por todo o entorno. Se precisar, arremate com uma fita para ajudar a fixar os doces. Finalize posicionando algumas bolinhas de churros fritas sobre o bolo. Intercale com alguns churros fritos, fixando-os no doce de leite.

Por fim, acrescente doce de leite nas pontas dos churros para que eles se pareçam com velinhas de aniversário.

Receita da Bolos das Cecília, franquia com oito unidades em São Paulo. Dica do IG Receitas.