24, setembro, 2014

Sabores da Europa: República Tcheca

Nossa colunista na República Tcheca
Nossa colunista na República Tcheca

Continuando nossa viagem gastronômica, hoje vamos falar sobre a culinária da República Tcheca. É publico e notório que a primeira coisa que lembramos são das famosas cervejas tchecas, consideradas umas das melhores da Europa, quiçá do mundo. Não quero de forma alguma estimular o consumo, até mesmo porque propago um estilo de vida saudável, mas tenho que admitir que a cerveja é parte da História deste lugar, há registro de sua produção desde 1295. E para quem é apreciador, tem um museu na cidade de Pilsen, o Pivovarském Muzeu, a 94km de Praga, berço da cerveja Pilsner Ürquell ou Pilsen original.

A cozinha tcheca também é conhecida por ser farta em carnes de todos os tipos, principalmente de porco ou de vaca e carne de caça que em ocasiões importantes geralmente é o prato principal. A sugestão do chef foi o Old Bohemians Plate, um mix de carne de pato, com carne bovina e suína, acompanhado de repolho branco e roxo.

Saindo do prato principal e entrando na sobremesa, o Trdelník é uma iguaria única e uma das mais famosas, combina para ser degustado durante um agradável passeio pelas ruas da cidade. Esta iguaria, única no seu gênero, é feita através de uma deliciosa mistura de massa de pão doce, polvilhado com açúcar e canela, no meu dia a dia não como açúcar, como é tradição local, acabei experimentando, mas logo essas calorias extras foram exterminadas com a caminhada sagrada de 5Km diária.

E quem gostou continue acompanhando, em breve mais novidades da culinária da Hungria, Áustria e Portugal.